quinta-feira, 24 de maio de 2012

07. Formas de sentar no interior do Dōjō.

Tenho visto, ao longo do anos, versões "muito particulares" sobre a forma de sentar dentro do Dōjō... umas mais corretas do que outras.

Assim sendo, vamos deixar bem definidas as formas corretas de acordo com a formalidade padrão para que coisas "inconvenientes" não venham a ocorrer, por exemplo, um instrutor convidado ver algum aluno sentado em uma posição menos formal e coisas deste tipo.

Mais uma vez é bom lembrar que o Aikidō - e todas as artes marciais de origem Japonesa - trazem a bagagem cultural do país de origem. A esta "bagagem" dá-se o nome de "tradição".Mesmo as formas de "estar" dentro do Dōjō não fogem à regra.

Como já devem ter reparado, no interior do Dōjō não há cadeiras! Há Tatami[1] apenas. Portanto, existem - num modo geral - DUAS formas de estar sentado:
1. SEIZA 正座 e
2. AGURA 胡座 (também conhecida por ANZA 安座).

Eu disse "num modo geral" porque o Aikidō apresenta ainda uma terceira forma:
3. KIZA 跪坐.
Vamos ver o que significam cada expressão:

1. SEIZA 正座 significa literalmente "Sentar corretamente", onde:
正 SEI - Correto, corretamente.
座 ZA - Sentar, sentado(a).

2. AGURA 胡座 significa literalmente "Sentar à estrangeiro" (bárbaros)". Basicamente é o nosso bom e velho "Sentar à Chinês"! Onde:
胡 Estrangeiro(s), bárbaro(s).
座 Sentar, Sentado(a).

3. ANZA 安座 significa literalmente "Sentar relaxado, sentar à vontade".  Basicamente é o nosso bom e velho "Sentar à Chinês"! Onde:
安 AN - Relaxado, à vontade, descansado, em paz, etc..
座 ZA - Sentar, Sentado(a).

4. KIZA 跪坐 significa literalmente "Sentar ajoelhado". Parece ser uma variante do SEIZA, a diferença é que ficamos sentados sobre os calcanhares com a parte inferior dos artelhos (dedos dos pés) apoiada no solo.
跪 KI - Ajoelhado(a).
坐 ZA - Sentar, Sentado(a). [2]

------------------------------------------------
Nota:
[1] Já falei sobre nenhuma palavra japonesa ter plural com terminação em "S" anteriormente... Nota importante: TATAME significa "dobrar algo", TATAMI são "Esteiras de palha de arroz", usadas no interior das residências japonesas.
[2] Note que o ideograma é diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.