terça-feira, 22 de maio de 2012

01. AIKIDŌ NO SEISHIN.

AIKIDŌ NO SEISHIN.
Aiki to wa ai nari, ametsuki no kokoro o motte waga kokoro to shi, banyūaigo no dai-seishin o motte jiko no shimei o kansui-suru koto koso bu no miti de araneba naranu. Aiki to wa jiko ni uchi-kachi teki o shite tatakau kokoro nakarashimu, ina, teki sono mono o naku suru zettai-teki jiko kannsei no michi nari, shikō shite bugi wa ten no rihō o tai ni utsu-shi reiniku ittai no shijō-kyō ni itaru no gyō de ari, dôtei de aru.

(Ō-Sensei) Ueshiba Morihei.

O ESPÍRITO DO AIKIDŌ.
Aiki é amor, significa fazer dos espíritos dos céus e da terra o seu próprio espírito e cumprir a sua missão (de vida) através do Grande Espírito que a todos ama e protege. (sendo) desta forma que devem ser as Vias Marciais.Aiki é ultrapassar as agressões dentro de si mesmo, não é combater um inimigo com crueldade, nem permitir que o inimigo faça o mesmo, (Aiki é) a via do aperfeiçoamento incondicional de si próprio; isso significa que as técnicas marciais - as leis dos céus fluindo através dos limites do corpo e do espírito e produzindo a performance - são a jornada (a ser percorrida na direção deste objetivo).

(Ō-Sensei) Ueshiba Morihei.

Notas:
1. As expressões entre parênteses foram adicionadas por mim à versão original japonesa para dar mais sentido à frase em Português.
2. Existem outras interpretações do texto de Ô-Sensei difundidas na internet, mas até agora não encontrei nenhuma que se aproxime da tradução literal do texto...
3. "Os céus e a terra" também podem ser traduzidos como "o Universo" ou até mesmo "a Natureza".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.